22 janeiro 2017

Entrevista com Danilo Barbosa

em 22 janeiro 2017

Comente aqui
Oiii pessoal!!!

Nós ficamos tão animadas em relação ao livro "Arma de Vingança" do autor Danilo Barbosa, que com a ajuda da colaboradora Gisele Honorato conseguimos conversar com ele e fazer uma super entrevista especialmente para vocês! 

Vocês nem imaginam o quanto ele foi super gentil com a gente e entre uma pergunta e outra sempre rolava alguns comentários, como quando falamos da Kiera Cass e seu primeiro final (o qual é totalmente diferente do que lemos e amamos).

Mas vamos ao que interessa! Venha conhecer um pouquinho mais sobre o autor Danilo Barbosa e o universo que ele criou em "Arma de Vingança". 

Fonte da imagem: Ingrid Santana/ Canva

Antes de tudo, vamos fazer um pequeno resumo sobre quem ele é:

Danilo Barbosa tem 37 anos e mora no interior de São Paulo, mas precisamente em Ribeirão Preto. É autor dos livros "Arma de Vingança" e "Princesa da Lapa", também publicou os contos "No Coração da Noite", "Contos de Carnaval" e "Contos Secretos". 

Agora vamos às perguntas e respostas!

1- Quando você começou a escrever?

Danilo: Desde criança, eu sempre li muito. Falo brincando, hoje, que o bullying me salvou, me transformando em leitor. Sempre fui uma criança tímida, gordinha e gago. Alvo perfeito para o bullying. O que eu fiz, corri para a biblioteca e a tia da escola me acolheu. Comecei a ler tudo que me davam. Tanto que com 12 anos já lia livros do Sidney Sheldon, considerados para adultos. A escrita veio junto, tranquilamente. Digo que as ideias dos livros que invadiram a minha cabeça precisavam transbordar de alguma forma. Foi primeiro texto, crônicas, poesias. "Arma de Vingança" foi o primeiro livro, minha primeira ideia Só que escrevi o conceito original tinha 17 anos 

Entendi, é triste que o bullying ainda esteja presente, firme e forte na vida de muitas crianças e adolescentes. O bom é que você soube tirar algo bom isso e nós leitores agradecemos (risos)

2- Quando percebeu que poderia viver de literatura? que essa seria sua profissão ?

Danilo: Primeiro, ainda não vivo da minha literatura. É aquilo que faço por amor, a minha paixão, mas tenho de dar os meus pulos se desejo pagar as minhas contas. Infelizmente, ser escritor nesse país e viver apenas disso são raros os casos ainda. Mas espero viver da minha escrita em breve.

3- Quando resolveu publicar "Arma de Vingança"?

Danilo: Então, o Arma foi uma longa trajetória longa. Escrevi o livro e o deixei na gaveta durante muito tempo. Alguns amigos leram e me incentivaram a publicar, mas só o fiz depois que me tornei blogueiro, pois já sabia mais do caminho a se percorrer. Fiz duas edições independentes e coloquei-o na Amazon em 2014. Nesse ano ele foi o suspense mais vendido 3 vezes, superando autores como Harlan Coben, foi aí que a Universo dos Livros me convidou e lançamos o livro em dezembro de 2015. 

4- E como é trabalhar com essa editora?

Danilo: Bem tranquilo. O pessoal possibilita uma interação legal entre os leitores e a gente e tem uma distribuição excelente. O que o autor não pode se esquecer é que, sair por uma editora grande não é o fim da jornada, é apenas o começo. Se não ralar ainda mais, não renderá frutos.

5- O que serviu de inspiração para escrever esse livro?

Danilo: Um fato que ouvi falar na escola e me peguei pensando o que faria se me colocasse no lugar da menina. A Ana surgiu na mesma noite querendo me contar a sua história.

6- Qual foi a sensação quando o livro estava finalizando e pronto para publicar?

Danilo: Emoção, muita emoção... É a hora que se expõe para o mundo né? Que vê diante de si que as pessoas vão avaliar o seu texto.

7-  E quando recebeu o primeiro elogio de um leitor?

Danilo: Me senti nas nuvens. Saber que você trouxe emoção, tocou de alguma forma na vida de alguém, é incrível.

8-  Enquanto escrevia, teve algum capítulo que reescreveu ou mudou de ideia?
Danilo:  Não. Acho que na hora de elaborar as ideias sim, mas quando eu começo a escrita, não mudo drasticamente

9- Em algum momento você pensou em desistir?

Danilo: Várias vezes (risos). Mas parece que chega a palavras e o carinho de um leitor que te incita a continuar.

10- Com qual personagem do livro você mais se identifica? Por quê?

Danilo: Do Arma, acho que nenhum e todos... Todos eles tem um pouco de mim

11- E qual foi o personagem mais dificil de criar? Por quê?

Danilo: O Ricardo, com certeza. Todo vilão é quem movimenta a história e criar um sociopata com motivo era algo tenso.

12- Sofreu com bloqueios criativos?
Danilo: No Arma não, na princesa da lapa sim.
13- E como superou? O que te inspirou?
Danilo: Lendo. Meus bloqueios são supridos com leituras, acredita? Sempre de gêneros diferentes, é claro, para não misturar.
Sério? Que legal, já vi alguns autores acabarem com esse mal fazendo coisas bem estranhas (risos)
Danilo: Jura? Ah, lavar louça me ajuda também.

14- Qual foi o maior desafio que enfrentou para concluir seus livros?

Danilo: Conclui-los, a reta final é péssima, você se apega e não quer terminar.

me sinto assim também durante minhas leituras, no começo quero devorar o livro para saber o final e quando chega o final choro porque quero mais (risos)

15- Tem algum momento do dia, ou noite, em que é mais propício para escrever, que você se sente mais inspirado?
Danilo: Depende o dia e tempo. Acho melhor quando acordo a cabeça está mais fresca, se pego copidesques para fazer antes, me influencio pela história dos outros.

16- Qual seu gênero favorito?

Danilo: Tenho dois, terror e romance, mas romanção mesmo, de rasgar o coração... Preferência pelos de época.

17- De todos os gêneros literários, qual você acha que não conseguiria escrever?

Danilo: Fantasia, aquelas épicas como Game of Thrones. Amo ler, mas criar mundos assim não é comigo.

18- E quais seus autores favoritos?

Danilo: Nacionais: Heloisa Seixas, Carina Rissi, Décio Gomes, Rahael Montes, Lucio Cardoso, Leticia Wierchoski, Mauricio Gomide

De fora: Stephen King, Judith McNaught, Sidney Sheldon, Ken Follet, Jeffrey Archer, Jojo Moyes, Jodi Picault Stieg Larsson


19- E pra finalizar com chave de ouro, qual conselho você da para os que estão começando agora na carreira de escritor?

Danilo: Sejam humildes, escrevam com o coração e não pensem em riqueza e sucesso... Faça com o que tiver de melhor e ame os seus leitores. Trate-os com respeito. O resto vem...

Bom, espero que tenham gostado tanto quanto eu. Danilo foi um amor tanto antes quanto durante a entrevista e tratou a gente super bem, só temos a agradecer.

0 comentários :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe seu comentário!

TOPO