19 dezembro 2016

Ler no ônibus/carro prejudica a visão?

em 19 dezembro 2016

2 comentários
Oiii pessoal!!!

Estava eu, linda e maravilhosa, dando uma olhadinha no meu facebook, quando vejo a publicação de pessoas num grupo de livros, em que perguntavam se ler no ônibus ou carro é prejudicial à visão. Muitos comentários surgiram com essa mesma dúvida, então venho aqui lhes esclarecer o que realmente acontece. Quer saber mais? Então, vem conferir!


Fonte da imagem: http://www.elhombre.com.br/


Ler no ônibus ou no carro é uma prática muito comum por pessoas com uma vida corrida e com esse hábito podem vir alguns sintomas, como dor de cabeça, náuseas, etc. Mas, afinal, o que realmente acontece com nosso corpo? Nossa visão é realmente prejudicada com isso?

Durante a leitura são enviados ao nosso cérebro informações, duas ao mesmo tempo, nossa visão está centrada no livro, o que indica que estamos parados, porém nossa visão periférica envia informações de que estamos em movimento, causando assim tontura, como é explicado no trecho a seguir: 

"Basicamente, essa tontura vem do fato de que quem lê no ônibus está mandando duas mensagens conflitantes para o sistema nervoso. Do ponto de vista central, concentrada no texto à sua frente, você está parado. Mas a visão periférica capta a paisagem correndo ao seu lado e manda avisar que você está em movimento. “Isso gera uma confusão entre o cérebro e a visão que pode causar um mal-estar”, explica Paulo Mello Filho, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia." - Trecho do site Super Interessante (http://super.abril.com.br/)

Ou seja, podem ler a vontade no ônibus, no carro, no metrô, em todos os lugares em que você tem um momento de descanso, porque não faz mal algum para sua visão, e isso é comprovado por oftalmologistas! Tudo que acontece é um curto período de fadiga.


Isso também não causa descolamento da retina, o que realmente faz isso ocorrer são pancadas nessa região, então a tontura, dor de cabeça, são apenas efeitos pela confusão causada por duas informações diferentes serem enviadas ao mesmo tempo.

Porém isso não é válido para pessoas com diabetes, o efeito desse hábito pode acabar trazendo consequências bem trágicas para você.

Escrito por Ingrid Santana

2 comentários :

  1. Oi!
    Eu não consigo ler quando estou em movimento. Sinto essa tontura de que ele falou. Fico com dor de cabeça, e os olhos ainda doem. Por isso, nem arrisco.

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, muitas pessoas se sentem muito mal, melhor não ler em movimento mesmo ^^

      Excluir

Gostou? Então deixe seu comentário!

TOPO