17 janeiro 2017

Resenha: "Arma de Vingança" do autor Danilo Barbosa

em 17 janeiro 2017

4 comentários
Oiii pessoal!!!

A resenha de hoje foi escrita por uma leitora do blog! É sobre o livro "Arma de Vingança" do autor Danilo Barbosa, publicado pela editora Universo dos Livros em 2015, contendo 240 páginas. Pois é pessoal, estamos tentando dar o máximo de oportunidades possíveis para autores brasileiros por aqui. Quer saber mais? Então vem conferir!

Fonte da imagem: Universo dos Livros

Sinopse: "Arma de Vingança é um suspense que já figurou na lista dos e-books mais vendidos do país. O que você seria capaz de fazer por vingança? Suportaria uma vida cercada de mentiras, traições, dores, crime e morte? Ana sobreviveu e pagou o preço com marcas que o tempo nunca será capaz de apagar. Deixou para trás a inocência infantil para dar lugar a uma mulher fria e calculista, disposta a ser a perfeita arma de execução contra aqueles que tentaram destruí-la. Para atingir seus objetivos, não terá limites: irá mentir, enganar, seduzir e trair… Sem remorsos ou pena daquele que um dia julgou amar. Junto a Ana, caminhe na tênue linha entre a paixão e a obsessão e veja que até os príncipes encantados têm seu lado sombrio. Afinal, esta não é uma história de amor."

Conheci o autor Danilo Barbosa por acaso num grupo do Facebook e simplesmente não poderia deixar de falar do meu novo autor brasileiro que está na lista de livros queridos. Já havia lido algumas resenhas de seu livro com comentários muito positivos e a capa está simplesmente maravilhosa. 

A sinopse e a capa já nos preparam para uma história, no mínimo, cheia de surpresas, mas não para uma história tão forte como ela realmente é, e acredito que seja isso que tenha me encantado tanto. Eu esperava que fosse uma boa leitura, porém foi muito melhor do que eu imaginava, literalmente não desgrudei do livro até terminar.

Logo na primeira página somos avisados: esta não é uma história de amor. Foi exatamente essa frase que me pegou de jeito, me deixando extremamente curiosa com Arma de Vingança. Realmente não é uma historia de amor, mas ela deixa uma mensagem incrível sobre o mesmo nas entrelinhas. Quem aí não conhece alguém que já se apaixonou perdidamente por uma pessoa e, depois, sofreu horrores e nem a conhecia direito? A história de Ana nos lembra de episódios como esse, onde alguém que era tão carente quanto ela se apaixona rapidamente e se decepciona com mais rapidez ainda.

Ana nos conta a sua história como um desabafo. A todo o momento senti como se estivesse conversando com ela, uma vez que a narrativa clara e objetiva nos permite tirar nossas próprias conclusões e Ana é uma personagem que cresce muito durante a história e podemos perceber esse crescimento a todo o momento. Humilhação e violência fizeram parte da vida de nossa personagem e ela se torna uma mulher determinada, cheia de si e, ao nos mostrar como se tornou tudo o que é hoje, nos faz crescer e pensar como ela.

Ana é uma personagem que guarda grandes mágoas do seu passado e pretende recomeçar em um lugar novo. Ela era sonhadora e acreditava no melhor das pessoas até o dia em que vê toda a simplicidade e inocência irem por água abaixo e se torna uma pessoa fria. Nossa personagem precisará ser bem mais forte do que imagina ao decidir mudar de vida e querer se afastar ao máximo do passado doloroso se mudando para a cidade grande na espera de conhecer novas pessoas e novos ares. Porém ela só não sabia que iria sofrer mais do que antes.

 O livro é dividido em quatro partes (Fragmentos da Ilusão, A Outra Face da Moeda, Pesadelo e Vingança) e tem a narrativa em primeira pessoa, o que nos ajuda a conhecer a personagem principal da melhor maneira possível e o autor optou por acrescentar a narrativa de outros personagens, o que tornou a história ainda mais profunda e foi essencial para algumas ocasiões. 

A leitura não perde o ritmo nem a objetividade e temos a oportunidade de saber o que esses personagens pensam e se o que pensamos sobre eles está correto, além de que o autor não repete cenas já narradas por Ana; ele acrescenta o parecer desses outros personagens sem fazer com que o leitor tenha que reler tais cenas.

Uma das principais coisas que o livro nos mostra é como as aparências enganam. Ana conhece pessoas que a farão sentir isso na pele e é isso que a torna ainda mais forte. Ressalto aqui que o prólogo me deixou um tanto intrigada, mas confesso que os primeiros capítulos foram um balde de água fria, parecia que eu estava lendo um romance bobo qualquer. Como leitora afobada que sou e esqueço que toda história começa em algum lugar para depois evoluir e é exatamente isso que acontece com esse livro.

Aos poucos o enredo vai se transformando em uma teia de mentiras e manipulações, ficando mais obscuro a cada página virada. E não é só o enredo que o evolui dessa forma, mas também a personagem principal de Ana: ela sofre transformações drásticas, ficando cada vez mais vingativa e fria, a cada mentira descoberta. Não pense que o autor pegou leve, apesar de curto e de leitura rápida, Arma de vingança é recheado de personagens com impulsos animalescos.

Uma coisa bem interessante do livro é que o leitor tem uma visão melhor e ampliada do que está acontecendo do que as personagens, pois o autor dividiu a narrativa entre os principais personagens, então temos visões principalmente de Ana, seu namorado Ricardo e mais. Sentia-me angustiada de não poder conversar com Ana e poder dar umas dicas do tipo “Sai dessa minha filha! É uma cilada!”, nesse sentido o livro é mega envolvente. É impossível julgar Ana pelo seu trajeto e por todo o ódio que ela sente pelas pessoas que acabaram com sua vida.

Apenas uma coisa – fora o início lento, que tem o seu propósito! – nesse livro: os nomes parecidos dos personagens masculinos. Não sei se foi proposital, mas três dos rapazes da história têm nomes com R – Rodrigo, Rafael e Ricardo. Confesso que me confundia de vez em quando.

Esse também é um livro complicado de discutir em uma resenha sem dar spoilers. Como ele é bem curto, mas com uma narrativa envolvente e detalhada, fica muito difícil falar muito sem estragar alguma coisa para os leitores.

Eu gostaria de falar mais sobre alguns personagens, mas acho que se não o fizer, vocês serão ainda mais surpreendidos e posso adiantar que nada é por acaso e que todos os personagens foram muito bem construídos.

Ao chegar no final do livro aceitei a escolha de Ana, porém ainda fiquei com aquela sensação de que poderia acontecer de outra maneira. E então, ao chegar à última página, o autor nos surpreende mais uma vez: existe um final alternativo! Simplesmente pirei né? E para consegui-lo, você deve falar com o autor. Alguém aí tem dúvidas de que eu corri para falar com o Danilo? Li o final alternativo rapidamente e ele, a meu ver, é perfeito! Foi o meu preferido e acredito que será o de muita gente.

Danilo Barbosa criou uma história profunda onde todos os sentimentos envolvidos são complexos demais e a vingança é realmente plena. Com personagens marcantes e uma história eletrizante, "Arma de Vingança" é um livro que mostra como a realidade é cruel e como a vingança não tem limites. O passado sempre deixa marcas, porém cabe a você permitir ou não que elas te influenciem no presente e no futuro. Recomendo a leitura para os fãs do gênero e ainda mais para os que não são, pois tenho certeza que irão se surpreender.

Escrito por Gisele Horonato

4 comentários :

  1. Obrigado pelo carinho, Gisele! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pelo livro MARAVILHOSO! *_*

      Excluir
  2. Olá Gisele,gostei bastante da sua descrição do livro,me instigou conhecer o trabalho desse autor,gosto de histórias que contém dramas,superação e um pouco de vingança hahahaha,e também uma das coisas que me chamou mais atenção foi que como você escreveu " o autor dividiu a narrativa entre os principais personagens" ,amo livros em que posso ler o lado de cada personagem e não só da protagonista,acho que fica mais interessante.Obrigado pela dica.

    Um abraço
    http://diasdeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Espero que goste tanto quanto eu gostei do livro.

      Excluir

Gostou? Então deixe seu comentário!

TOPO