20 abril 2017

Resenha: "Eu Sou Periferia" do autor Michel Leite Viana

em 20 abril 2017

Comente aqui
Oiii pessoal!!!

A resenha de hoje é bem especial, sobre o livro "Eu Sou Periferia" do autor Michel Leite Viana, que contém 101 páginas e é uma publicação independente. É uma obra de pura crítica social que faz o leitor refletir não apenas sobre a própria realidade como a do próximo também. Quer saber mais? Então vem conferir! 

Fonte da imagem: https://www.estantevirtual.com.br/

  O livro conta a história de Periferia, um garoto que nasceu e passou o início de sua infância no nordeste, quando seu pai vem para São Paulo em busca de melhores oportunidades de emprego e boa condição de vida, enquanto ele, sua mãe e sua irmã ficaram, esperando receber boas notícias e poder ir ao encontro de seu pai e quando chega uma carta informando que eles poderiam partir rumo a região sudeste, Periferia se sente triste porque perderia o ano na escola e seus tão queridos amigos. 
  Passando por uma viagem longa e exaustiva em péssimas condições, chega ao seu destino e se depara com o caos que é São Paulo. Quando se ajeitam no local onde vão morar por determinado tempo, Periferia começa a compreender as diferenças das regiões, como por exemplo, lá ele tinha liberdade para brincar na calçada com seus amigos, e aqui é ao contrário, é necessário tomar mais cuidado para que nada de ruim aconteça. 
  E é quando começa as invasões na área continental de São Vicente que o pai de Periferia consegue um terreno e construir a tão sonhada casa própria. É o momento crucial da história em que se começam os fatos marcantes. 
  Periferia passa por diversas situações que refletem exatamente o que muitos adolescentes passam em favelas. É convidado a participar de ações ilícitas que são mascaradas como oportunidades. 
  Os leitores que vivem em periferias, seja em São Paulo, ou qualquer outro lugar, vai se identificar com a obra, em algumas ou muitas partes. Cada página é mais um passo que o leitor dá em direção ao conhecimento crítico em relação às lutas de classes. Não é certo a elite defender ainda mais benefícios para eles, sendo que já possuem todos os possíveis, e deixar os que realmente precisam sem nada e à margem da sociedade como se não fossem nada. 
  A escrita é de fácil entendimento, para atrair ainda mais jovens ao mundo literário, e é capaz de ampliar muito o vocabulário do leitor. 
"‘Eu sou periferia’ narra a história do jovem Periferia, que saiu do nordeste com a mãe para encontrar o pai que já morava em São Paulo. Como todo migrante vieram para o Sudeste em busca de uma vida melhor. Moraram em um cortiço na região central da capital paulista e depois migraram para Área Continental de São Vicente onde conquistaram um ‘pedacinho de chão’ em uma área de invasão. A partir daí a trama mostra o cotidiano as adversidades e tentações que um jovem da favela vivencia." - Fonte: Diário do Litoral
   A história de periferia é a mesma que de muitos jovens que vivem à margem da sociedade, com poucas oportunidades boas e muitos caminhos distorcidos os esperando e uma sociedade preconceituosa a espera para lhe julgar. 
"(...) A educação é um meio de ­modificar a vida de meninos como Periferia. Já peguei aluno que não sabia ler e depois de apresentar os livros nas aulas, no final do ano, ele ­terminou escrevendo poesias" - Fonte: Diário do Litoral
 Sobre o autor:
Michel Leite Viana, 36 anos, é professor de educação para estudantes do ensino fundamental em Santos e São Vicente. Possui uma história similar a de Periferia, sendo filho de migrantes nordestinos, nasceu no interior de São Paulo e chegou em São Vicente aos 7 anos, onde passou sua infância e adolescência, e serviu de inspiração. Michel também escreve poemas.                                                   Fonte da imagem: Rodrigo Montaldi/DL 
Para saber mais sobre acesse sua página no Facebook e adquira seu exemplar através do Estante Virtual ou diretamente com o autor!

Escrito por Ingrid Santana 

0 comentários :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe seu comentário!

TOPO