10 abril 2019

Entrevista Com Tatiane Souza

em 10 abril 2019

3 comentários
Oiii pessoal!!!

Hoje o post é meio diferenciado rs'. Fizemos uma entrevista com Tatiane Souza, autora de "Amor Em Formas". Vem conferir o que ela contou pra gente!!! 

"Obrigada por essa oportunidade e espero que a entrevista sirva de inspiração para autoras iniciantes. A literatura não é um ringue ou um jogo onde precisamos disputar entre nós para vencermos. Só de ser quem somos, escrever nossas histórias e amar esse mundo já nos torna vencedoras. Seja um exemplo, tem espaço para todas. Unidas podemos mais." 
Fonte da imagem: Ingrid Santana

1 - Recordando um pouco do passado, quando foi que você olhou para um texto que havia escrito e pensou "É isso que quero fazer, quero ser escritor"?


R.: Nunca houve um texto. Houveram pessoas. Elas acreditaram em mim quando nem eu mesma acreditava. Sempre levei a escrita como hobby, uma espécie de desabafo emocional. Então quando percebi o envolvimento do público com minhas obras decidi me jogar de cabeça. Todas as vezes em que recebo palavras carinhosas sobre minhas histórias, ou mimos de leitoras, é quando penso: É isso que quero continuar fazendo”.

2 - Visto que optou pela publicação independente, como foi tomar essa decisão? O que te motivou a seguir esse caminho?
R.: Não foi fácil. Você se depara com tantas responsabilidades e tantos trabalhos que seu primeiro pensamento é: não vou dar conta. Mas basta acreditar em si mesmo, traçar uma meta e não desistir dos seus sonhos que no fim tudo dá certo. Sem contar que ser independente te dá a possibilidade de ter contato direto com seu leitor, ou seja, se você quer fazer uma publicação impressa, seus leitores tem a opção de ter o livro autografado com mais facilidade do que se fosse com uma editora.

3 - Como é ser um autor independente? Quais as maiores dificuldades que encontrou?
R.: É trabalhoso, mas gratificante. Primeiro você quebra a cabeça para escrever uma trama que instigue o leitor a te escolher como a autora da vez, investe sozinha em capa, revisão, diagramação, isbn e somente depois você consegue ver o lucro do seu investimento.
Às vezes esse lucro demora para dar as caras, mas o importante é nunca desistir.

4 - Como é seu processo de escrita? Costuma anotar todo o enredo e como quer que as coisas acontecem ou deixa fluir?
R.: Não sei como te responder isso.
Às vezes, quando acontece da trama se desenrolar em minha mente, sempre anoto em um bloco de notas para não esquecer e depois vou encaixando na história. Só que quase sempre, não faço ideia de como vou terminar o enredo ou em como vou começá-lo. Então deixo a história fluir sozinha.

5 - Quando tem algum bloqueio criativo, o que costuma fazer?
R.: Nada!
Nem mesmo chego a ler algo. Quando essas coisas acontecem o melhor a fazer é dar um tempo, não pressionar. Antes demorar e sair uma escrita maravilhosa, do que se forçar a escrever e sair um cocô tendo que reescrever tudo de novo depois.

6 - Eu, particularmente, amo Amor em Formas. Ele me mostrou uma visão totalmente diferente da situação, me fez sair da zona de conforto e buscar entender o próximo. Mas dentre suas obras publicadas, qual é seu favorito?
R.: Também tenho um carinho muito grande por AMOR EM FORMAS. O escrevi justamente para ser uma reflexão na vida das pessoas, em como podemos perdoar algo que nos machucou muito para poder ser feliz. Só que como diz o ditado: o primeiro (nesse caso, o segundo) a gente nunca esquece... Odiário.com foi minha segunda obra publicada na plataforma do Wattpad e foi ele quem me apresentou ao país como autora (mesmo eu não me achando uma na época). Hoje ele foi retirado do ar e está guardado na gaveta como relíquia, quem sabe um dia eu decida mostra-lo ao mundo de novo.

7 - Existem muitas cobranças por parte dos seus leitores?
R.: Não.
Eles são muito tranquilos, as únicas que realmente pressionam são as betas.

8 - Existe algum livro que você leu e pensou "caramba, eu gostaria de ter escrito isso"?
R.: Ixi, já aconteceu várias vezes, em alguns casos, eu até tive uma ideia parecida antes de ler o tal livro, mas como outra pessoa já havia lançado, deixo para lá.

9 - Em qual gênero você tem muita vontade de se aventurar? Tem algum que não escreveria de jeito nenhum?
R.: Hum, acho que já explorei os gêneros que gosto na escrita, agora, como leitora, amo terror apesar de não querer explorar esse tema como autora. Espírita também é um tema que não me atrai, acho que não tenho estrutura para mexer com algo tão complexo para mim.

10 - Conta um pouco sobre seu lançamento.
R.: Qual deles? Ops!
Vamos falar de Maromba que é o recente. Ele é uma história curta e com uma escrita de fácil leitura. Se trata de um romance com uma pegada erótica e cheia de lições valiosas sobre amar a si próprio antes de amar outra pessoa.
A protagonista Daisy foi convidada para ser a madrinha de casamento da sua melhor amiga e por estar acima do peso decide fazer uma dieta. O real problema é que ela se vê como uma mulher empoderada, que não liga para padrões de beleza e essas coisas, mas na verdade, ela liga sim. Só não assume isso para si mesma.
Anthony é o homem que quer fazê-la ver isso. Então a história gira em torno dos dois e dessa obsessão que ela tem com a balança.


Entrevista realizada por Ingrid Santana

3 comentários :

  1. Obrigada pela oportunidade e carinho. As pessoas precisam entender que a literatura não é uma disputa entre egos, ninguém precisa derrubar ninguém para subir os degraus do sucesso. Tem espaço para todos e precisamos conscientizar as pessoas disso.
    Que esse blog continue sendo um porta Voz.
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente que agradece a disponibilidade e a atenção com a gente. Esperamos de coração que possamos continuar mostrando o melhor do meio literário <3
      Novamente, obrigada pela entrevista!

      Excluir

Gostou? Então deixe seu comentário!

TOPO