22 agosto 2018

Resenha: "Heroínas" das autoras Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares

em 22 agosto 2018

Comente aqui

Oiiii pessoal!!! 

Espero que esteja tudo ótimo com vocês. A resenha de hoje é do livro "Heroínas", uma parceria entre as autoras Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares, publicado pela editora Galera Record em 2018, contendo 256 páginas. Bora falar mais sobre essa obra?! 



Fonte da imagem: Ingrid Santana


Sinopse: "Três escritoras brasileiras — Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares — reinventam clássicos para inspirar cada vez mais heroínas.Não faltam heróis. Dos clássicos às histórias contemporâneas os meninos e homens estão por todo lugar. Empunhando espadas, usando varinhas mágicas, atirando flechas ou duelando com sabres de luz. Mas os tempos mudam e já está mais do que na hora de as histórias mudarem também. Com discussões feministas cada vez mais empoderadas e potentes, meninas e mulheres exigem e precisam de algo que sempre foi entregue aos meninos de bandeja: se enxergar naquilo que consomem.Este é o livro de um tempo novo, um tempo que exige que as mulheres ocupem todos os espaços, incluindo a literatura. Laura Conrado imaginou as Três mosqueteiras como veterinárias de uma ONG, que de repente contam com a ajuda de uma estudante que não hesita em levantar seu escudo para defender os animais.A Távola Redonda de Pam Gonçalves é liderada por Marina, que diante do sumiço do dinheiro que os alunos de sua escola pública arrecadaram para a formatura, desembainha a espada e reúne um grupo de meninas para garantirem a festa que planejaram.E Roberta é a Robin Hood de Ray Tavares. Indignada com a situação da comunidade em que vive, a garota usa sua habilidade como hacker para corrigir algumas injustiças. Este é um livro no qual as meninas salvam o dia. No qual elas são o que são todos os dias na vida real: heroínas. Finalmente."
 A primeira história apresentada foi escrita pela lindíssima Laura Conrado que faz uma releitura sobre os três mosqueteiros colocando nos dias atuais ao comentar sobre uma ONG que ajuda animais da comunidade. O sonho da protagonista é trabalhar lá. A mãe dela é veterinária (bem famosa por sinal) e acabou passando todo o amor pela profissão à filha. 
 Ao abrir vagas para ser voluntária, ela já se prontifica e decide tentar, afinal experiência da área não lhe falta rs'. E é ai que a coisa começa a desenrolar, se eu falar mais acabo soltando spoiler e.e. 
 Pra variar a Laura arrasou né! Simplesmente já amei o livro de cara, a escrita dela é simples e de fácil entendimento, nos prende do início ao fim. O final me agradou totalmente? Não, por que eu queria meu shipp vivo, né?! Mas não rolou rs', mesmo imaginando um final diferente, foi um enredo muito bem planejado e que deu super certo. 

 A segunda história foi escrita pela fofa Pam Gonçalves que trouxe uma releitura da Távola Redonda. Os alunos do terceiro ano iam juntando dinheiro para financiar a festa de formatura, assim não ficava tão pesado para pagar. Guardam todo o valor arrecadado pelos alunos na próxima escola, sob supervisão da diretora. O que não imaginavam era que a escola seria roubada e todo o valor ali presente foi levado. 
 Marina foi a sortuda (ou não rs', isso vocês descobrem lendo) para fazer parte da comissão de formatura do terceiro ano e contornar toda essa situação. Como sempre foi a aluna exemplar, super comportada e querida por todos, não poderia ser uma escolha diferente para acalmar os nervos tanto dos alunos quanto dos pais. 
 Pediu que dois anos de cada sala do terceiro ano se juntasse a ela nessa missão, que parecia ser impossível. Bom, nós já sabemos como é a loucura do terceiro ano com pré-vestibular, formatura, vida pessoal, escolher um futuro, entre tantas outras questões. A Pam trouxe isso de uma maneira bem clara e já deixa umas ideias pra galera que está passando por isso rs'. 

 A terceira, e última, história abordada no livro é uma releitura escrita pela Ray Tavares (eu sou suspeita pra falar de qualquer coisa que a Raynha publique né, super fãzona dela. Daquelas que quer ler até a lista de supermercado rs'). Traz Robin Hood para os dias atuais e (não poderia faltar aquela problematizada né amores) aborda problemas sociais, políticos e religiosos presentes na sociedade tudo de uma forma leve e para te fazer refletir mesmo. A Roberta foi tirada de sua família biológica pelo meio irmão ainda bebê. Ela foi entregue a um casal no qual a mulher não poderia ter filhos. Cresceu em uma comunidade carente, porém teve bons estudos. Sua mãe teve um câncer cujo o tratamento era caríssimo e além da cirurgia aqui no Brasil, precisaria dar continuidade nos Estados Unidos, mas eles não tinham dinheiro para tudo isso. Foi quando teve a ideia de pedir ajuda ao pastor que, claramente, tinha dinheiro suficiente para emprestar. Mas o pedido foi negado. 
 A mãe de Roberta veio a falecer e foi então que decidiu se vingar do pastor. Utilizou seu conhecimento na área de informática e desviou dinheiro da conta do pastor para bancar uma festa na comunidade. Obviamente não foi esperta o suficiente e deixou rastros. A partir daqui é melhor vocês lerem, por que já será spoiler rs'. 
 Ray tem uma escrita maravilhosa, é simples, mas não tanto. Consegue te prender e querer sempre descobrir mais coisas. Só que dessa vez tenho uma crítica a fazer para a senhorita (desculpa, preciso expor esse spoiler!, deixarei em vermelho assim fica mais fácil de pular) COMO ASSIM A WILLA E O MAURÍCIO NÃO GANHARAM UM FINAL CERTO!?! Ray eu to surtando tentando imaginar o que você imaginou garota! Não faz mais isso comigo, nunca te pedi nada (aí que mentira né, já pedi um monte de coisa tadinha rs'). 

 A diagramação do livro é divina, sem mais. Adorei todo o trabalho feito nele e é uma coisa que merece ser parabenizada. É ótimo quando a gente lê e sente o livro, dá para perceber todo o trabalho envolvido na produção da obra e quando a gente acompanha as autoras então, melhor ainda para visualizar como cada passo é importante. Acompanho a Ray desde o wattpad e das fanfics e, por isso digo que sou suspeita, me sinto extremamente orgulhosa vendo que está conquistando seu espaço no meio literário. 
 Bom galera, essa foi minha visão sobre o livro Heroínas (e um bônus do meu amor pela Ray), espero que vocês leiam e gostem tanto do livro quanto eu gostei. 

Escrito por Ingrid Santana

0 comentários :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe seu comentário!

TOPO